Periódicos

Início » Periódicos

Em nossa base existem muitos documentos relevantes, sendo difícil selecionar itens para destaque. De qualquer forma, apontamos aqui algumas revistas, livros, coleções, materiais didáticos que consideramos importantes para conhecer ou aprofundar o debate sobre saúde dos povos indígenas. A maioria está disponível para acesso, basta clicar no título da publicação escolhida.

O material está ordenado por tipo de publicação e ano de lançamento (em ordem decrescente).

PERIÓDICOS


Cadernos de Saúde Pública

Lançada mensalmente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a publicação traz trabalhos originais relacionados à Saúde Coletiva. Está listada em bases de indexação bibliográfica internacionais e disponibiliza todos os seus artigos on-line na Scientific Electronic Library Online (SciELO). A revista possui três fascículos temáticos relacionados à saúde dos Povos Indígenas, em 2019, 2001 e 1991, além de publicação em formato de Fórum  em 2014.

Saúde de crianças e adolescentes indígenas na América Latina (2019)
O último número da revista que aborda questões sobre a situação das populações indígenas foi lançado em 2019. O Suplemento 3 do Cadernos de Saúde Pública trata das iniquidades em saúde que afetam crianças e adolescentes indígenas na América Latina. Passando por questões de violência, suicídio e transição nutricional que afetam esta faixa etária, este fascículo pretende contribuir com as discussões sobre desigualdades e como isso tem afetado e influenciado na permanência de altas taxas de morbimortalidade deste grupo. 

Fórum: saúde e povos indígenas no Brasil (2014)
Cinco textos compõem esta coleção que investiga e analisa os desafios recentes para a saúde indígena e políticas de saúde no país. O conteúdo foi produzido a partir do painel Saúde e Povos Indígenas no Brasil: Desafios Nacionais e Insights Locais, realizado durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Conheça os textos:
– Forum: health and indigenous peoples in Brazil. Introduction (Welch, James R.)
– Health and indigenous peoples in Brazil: reflections based on the First National Survey of Indigenous People’s Health and Nutrition (Carlos Jr., E. A. Coimbra)
– Health and indigenous peoples in Brazil: notes on some current policy mistakes (Cardoso, Marina Denise)
– Health and indigenous peoples in Brazil: the challenge of professional training and continuing education of workers in intercultural contexts (Diehl, Eliana Elisabeth; Pellegrini, Marcos Antonio)
– Forum: health and indigenous people in Brazil. Postscript (Garnelo, Luiza)

Cad. Saúde Pública, vol.17, nº2 (2001)
A partir da situação da saúde indígena na época, que envolvia a transformação dos perfis epidemiológicos e a reestruturação do sistema de assistência à saúde, a publicação destaca a ampliação de grupos interessados em produzir sobre a temática, ao mesmo tempo que ainda se conhece tão pouco sobre ela. Com textos que retratam um cenário de Norte a Sul do país, o fascículo procura oferecer subsídios para a compreensão mais completa desta realidade que se mostra tão complexa e ainda pouco conhecida.

Cad. Saúde Pública, vol.7, nº4 (1991)
A edição apresenta um panorama sobre a saúde dos povos indígenas naquele período, analisando como a situação sócio-econômica do período – invasões de suas terra por garimpeiros e colonos, pressão social acerca das regiões pertencentes aos indígenas, e epidemias, entre outras – afetava a saúde desta população. A publicação chama a atenção para a falta de ações para resguardar os direitos dos indígenas, e mostra possíveis caminhos para se pensar em políticas que atendam as necessidades relacionada a saúde destes povos.

Desacatos

Publicação mexicana, a Desacatos é uma revista do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS). 

Revista Desacatos – Salud indígena en Brasil: pluralismo médico y autoatención (2018)
Sua edição no 58 é dedicada a produção de pesquisadores brasileiros acerca da saúde dos povos indígenas no território brasileiro. Os artigos baseiam-se nos referenciais da antropologia médica latino-americana para realizar a análise e interpretação dados, priorizando as práticas de autoatenção destas populações, e suas relações com a biomedicina. Esse número especial foi resultado de cooperação entre pesquisadores brasileiros e mexicanos, organizado por Esther Jean Langdon (UFSC) e Eduardo Menéndez (CIESAS).

Revista Saúde em Debate

Lançada em 1976, no mesmo ano da fundação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Revista Saúde em Debate está indexado na base LILACS e SciELO Brasil.

Revista Saúde em Debate – A Saúde do índio (1988)
Lançada em edição especial, às vésperas da Constituição de 1988 que instituiu o SUS, a revista tinha o propósito de trazer as contribuições e debates da 1a. Conferência Nacional de Proteção à Saúde do Índio, realizada em novembro de 1986, com o objetivo de  “trabalhos de caráter técnico e proposições para o estabelecimento de uma política de saúde para as populações indígenas”. É um documento histórico das bases da criação do atual subsistema de saúde indígena!

COLEÇÕES


Coleção Saúde dos Povos Indígenas (2003 – 2018)

Sete publicações compõem a coleção que, desde 2003, busca  discutir os mais variados temas que estão implicados quando falamos sobre saúde dos povos indígenas. Alguns podem ser acessados de forma completa na SciELO Livros. Conheça os títulos:

– A Cosmopolítica da Gestação, do Parto e do Pós-Parto: autoatenção e medicalização entre os índios Munduruku (2018) – (sem versão digital)
Raquel Paiva Dias-Scopel
Saúde Indígena em perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas (2014) 
Organizador(es): Teixeira, Carla Costa; Garnelo, Luiza
Medicinas indígenas e as políticas da tradição: entre discursos oficiais e vozes indígenas (2013) 
Autor(es): Ferreira, Luciane Ouriques
Processos de alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais (2013)
Organizador(es): Souza, Maximiliano Loiola Ponte de
Transformação e persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica (2007)
Autor(es): Leite, Maurício Soares
Demografia dos povos indígenas no Brasil (2005)
Organizador(es): Pagliaro, Heloísa; Azevedo, Marta Maria; Santos, Ricardo Ventura
Poder, Hierarquia e Reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro (2003) – (sem versão digital)
Autor(es): Luiza Garnelo

LIVROS DIVERSOS


Saúde indígena: políticas comparadas na América Latina (2015)
Organizadoras: Langdon, Esther Jean; Cardoso, Marina D. 
A partir da implantação de políticas de saúde aos povos indígenas de seis países latino-americanos – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela – os autores realizam uma análise deste fato, levando em consideração as diversas etnografias e contextos apresentados em cada país. O livro retrata ainda as contradições e desafios que se apresentam, mesmo diante da adoção de uma política estatal, para que se garanta efetivamente os direitos desta população.  

Saúde Indígena: uma introdução ao tema (2012)
Organizadoras: Garnelo, Luiza; Pontes, Ana Lúcia
Discutir a saúde indígena, considerar os aspectos político e técnico, olhar atentamente a forma como a assistência se estrutura, como os profissionais são formados e como se dá a construção do subsistema de saúde que contempla esta população – obviamente sem esquecer a interface com a política indígena e indigenista neste processo. Estes são alguns dos desafios proposto e apresentados neste livro formado a partir de artigos de especialistas na temática, e que oferece conteúdo tanto para novos leitores do assunto, como para agentes indígenas de saúde, professores e outros profissionais da área.       

Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas (2012)
Organizadores: Santos, Ricardo Ventura; Gibbon, Sahra; Biltrão, Jane
Discutir os impactos das novas tecnologias biomédicas não apenas na saúde, mas na sociedade, na política, na ética e econômicos. Essa é a proposta deste livro que reúne artigos e destaca a importância de se pensar as relações entre os estudos de genética e os direitos dos povos indígenas.

Vigilância alimentar e nutricional para a saúde Indígena – Vol. 1 e Vol. 2 (2007-2008)
Organizadoras: Barros, Denise Cavalcante; Silva, Denise Oliveira; Gugelmin, Silvia Ângela
Debater a vigilância alimentar e nutricional no âmbito da saúde indígena,  discutir a avaliação nutricional de comunidades e indivíduos de diferentes idades, e as diferentes situações que se apresentam a partir desse diagnóstico. Essas são as propostas da publicação que foi dividida em dois volumes e apresenta ainda sugestões de como utilizar as informações obtidas na avaliação para melhoria da assistência.

Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil (2003)
Organizadores: Coimbra Jr., Carlos E. A.; Santos, Ricardo Ventura; Escobar, Ana Lúcia
Originado a partir das discussões ocorridas em uma oficina de trabalho no V Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Curitiba, 2002), o livro traz uma série de textos que discute a saúde dos povos indígenas de maneira ampla, propondo a reflexão a partir de diferentes vertentes e baseada nas diversas áreas de conhecimento da saúde coletiva. 

Saúde e Povos Indígenas (1994)
Organizadores: Santos, Ricardo V; Coimbra Jr., Carlos Ε. A.
A partir de uma perspectiva bioantropológica, os autores propõem um debate sobre as especificidades do processo de saúde-doença destes povos. Para isso, utilizam fontes históricas e atuais – levando em consideração os acelerados processos de mudanças socioeconômicas e culturais – para mostrar um outro panorama sobre a temática.

Parque Indígena do Xingu: saúde, cultura e história (2005) – (sem versão digital)
Organizadores: Baruzzi, Roberto Geraldo; Junqueira, Carmen Sylvia
A experiência de atuar junto aos povos do Xingu, aprender com o outro e respeitar as diferenças culturais e existentes entres os povos. Isso é parte do que pode ser encontrado no livro Parque Indígena do Xingu: saúde, cultura e história, que debate a relação entre cultura e doença por meio de relatos dos profissionais que atuaram na região.

MATERIAIS DIDÁTICOS


Programa de Formação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento
Reconhecendo a importância do papel dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) na atuação pela saúde indígena, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS) e a Fundação Oswaldo Cruz do Mato Grosso do Sul (FIOCRUZ-MS) elaborou o Programa de Formação, que é composto por 16 Cadernos Temáticos, Mapas de competências e Diretrizes de formação pedagógica. A implantação da ação acontece através de parcerias com Universidades Federais e Escolas Técnicas do SUS, sob coordenação compartilhada de SESAI e a SGTES.